Mikaele Santos. Tecnologia do Blogger.

Exposição Ron Mueck


Nesse mês de fevereiro, tive o imenso prazer de conferir uma das exposições que está rolando em SP. Uma exposição de hiper-realismo do Ron Mueck. É um artista australiano nascido em 1958 e hoje vive em Londres, é conhecido por suas esculturas de hiper-realismo, algumas monumentais de figuras humanas e que são extremamente parecidas com a realidade, que são capazes de iludir o observador com sua perfeição.
Filho de uma família alemã fabricante de brinquedos, Ron Mueck conviveu desde criança com esse mundo de criação e técnicas mas nunca teve uma formação profissional para isso. Passou anos trabalhando com animações e efeitos especiais pra a TV e cinema, começou a se dedicar a crianção das artes na década de 90 quando colaborou com sua sogra e artista Paula Rego na produção de pequenas figuras para a exposição dela em Londres. Logo abaixo confira as fotos de algumas das esculturas em exposição.

 Mask II, 2011/2012 [Mascara II
Essa escultura retrata o próprio rosto do Ron Mueck, é um autorretrato em uma dimensão ampliada.  Em uma declaração sobre esse trabalho Ron Mueck disse: "A unica maneira de eu realizar um fragmento seria eu fazer uma mascara, porque uma mascara é uma coisa inteira em si mesma. Eu não poderia fazer uma cabeça decapitada ou um meio corpo. Eu tenho de acreditar no objeto como uma coisa completa... Uma mascara completa" 

Woman with Sticks, 2009 [Mulher com galhos]
Essa escultura dependendo do angulo em que você olha para ela, a figura parece que nos olha de volta é como se tivesse viva e consciente do que está fazendo. 

Youth, 2009 [Juventude]
Essa é a obra que atinge o publico, mitas pessoas quando viram essa obra ficaram impressionados com os detalhes, o olhar e os gestos que são muito misteriosos, pois não sabemos como surgiu a ideia do obra e nem como o jovem machucado, o seu rosto não parece expressar raiva mas espanto com o que vê.


Young Couple, 2013 [Jovem Casal]
Essa é a escultura que eu teria na minha sala, conforme vamos andando sobre ela abordamos duas realidades diferentes do casal, uma eles parecem estar tranquilos e já na outra vemos que não estão tão tranquilos como antes.




Couple under an umbrella, 2013 [Casal debaixo do guarda-sol]
Quando vi essa obra fiquei literalmente louca, ela é mega grande e no começo me assustou de maneira boa com o seu tamanho e sua perfeição, a obra retrata um casal creio eu que de férias em um lugar super gostoso, a cara de tranquilidade deles passa essa sensação de que depois de tanto tempo ainda há cumplicidade, amor e respeito entre os dois.

As fotos não ficaram do jeito que queria, pois a iluminação muda a cada escultura e a camera do meu celular no "escuro" não é muito boa, logo mais irá ter fotos melhores!! Vale super a pena ir na exposição, o ambiente é ótimo e não é tumultuado.
A exposição está de 20 de novembro a 22 de fevereiro na Pinacoteca de SP na Praça da Luz. O ingresso é R$: 6,00 inteira e R$: 3,00 meia para estudantes e afins. De terça a domingo, das 10h ás 18h, entrada até as 17h30 quinta, das 10h ás 22h, com entrada gratuita a partir das 17h e a censura é livre!!! 




15 comentários:

  1. NOSSA tão real né.? rs Adorei as fotos !

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, para os amantes da arte essas esculturas são realmente incríveis e muito reais!! Muito bom!
    Abrcs!
    engenhariadapsicologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal essa exposição! Hahaha
    Beijoos
    blogyasminblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou impressionada Mikaele, quanto realismo! Normalmente eu não curto nada realista mas essa exposição está fantastica. Até quando vai a exposição, eu adoraria visitar e conhecer esse trabalho maravilhoso.

    http://hardbanger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Essa exposição vai ficar na história...Amo a Pinacoteca!

    (em resposta ao comentário que você me fez no blog: a ideia do post fixo veio assim, do nada...sei que muitas blogueiras não gostam que pedem esse tipo de troca, mas como iremos crescer, né? Daí fiz uma página e se a pessoa se sentir a vontade deixa o link.Está dando muito certo!

    beijão e um ótimo final de semana.

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  6. Fui quando teve aqui no rio a exopsição realmente é incrível
    beijos

    siga o blog tbm pelo instagram @carolinacf
    www.carolinafaria.com.br
    facebook.com/blogcarolinafaria

    ResponderExcluir
  7. Gente que coisa liiinda *-* Acho que eu ficaria tipo " Meu Deus é de verdade?" kkkk *-*
    Adooorei o blog *-*
    http://ciliosde-boneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA no começo eu fiz a mesma coisa!!
      Obrigada ♥

      Excluir